<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 10, 2004

"Big Fish" de Tim Burton 

Um dos filmes mais esperados dos últimos meses. Embora pessoalmente não seja um fã incondicional do muito “in” Tim Burton, devo dizer que tinha algumas expectativas. O filme começa e logo aí o surreal que acompanha os filmes deste jovem excêntrico realizador deu sinal de vida, contudo, também logo aí me apercebi que o ambiente obscuro e frívolo que acompanha invariavelmente o seu «Batman» ou o seu «Eduardo, Mãos de Tesoura» tinha sido eliminado de vez. De resto, a história, a meu ver, é um hino à sagueza. A fantasia assume aqui, em detrimento da sua acessoriedade, um papel central na história enquanto complemento para a própria realidade.
Parece-me fundamental nos dias de hoje, em que nos esquecemos que a mentira em si pode bem ser uma boa verdade e no entanto pisamos peremptoriamente qualquer traço de exclusiva fantasia, e em que preferimos um rápido comprimido de distracção à fantástica viagem que cada um pode dar no seu próprio imaginário – e, acima de tudo, partilhá-lo com os outros –, uma mensagem tal e qual aquela com que, sem dúvida, somos confrontados neste filme.
Não vale a pena falar sobre a representação de Ewan McGregor nem de outros detalhes que seriam politicamente correctos nesta situação. Basta dizer apenas que de 1 a 5 dou 6 a Big Fish, pelo argumento, sim, mas acima de tudo pelo prazer que é ir assim ao cinema.

P.S.: estavam 5 pessoas na sala de cinema e não haviam pipocas :D

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?