<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, outubro 15, 2003

Propinas 

Segunda-feira acordei às 7 e meia. Tomei banho, de água morna para o quente em opinião do meu pai, gelada portanto, emborquei os meus +/- 33 cl de café, cigarrinho, e parti para a faculdade. Ora quando lá chego era greve, ou lá o q é q não seja gazeta que os alunos fazem quando não vão às aulas e não se baldam... O pessoal, algum trajado, a barricar as portas (que não são poucas) para que o pessoal não entrasse. E parece q estavam mesmo afoitos a impedir q algum colega tentasse furar aqueles aglomerados humanos. Não tinha grande coisa a fazer, e percebi q dificilmente haveriam aulas. Peguei nas minhas coisas e fui atrofiar para outro sitio.
Ora meus amigos, eis o q me atormenta: nos tempos de hoje, as proprinas são bichos abolidos (ou quase) em tempos de governos de esquerda, e voltam com os de direita. Já lá vão os tempos do Salazarismo em q não só a censura era de graça, também a cultura o era. O governo é de direita, as propinas aumentam (e já agora, sim, é propinas q se diz e não proprinas como os nossos amigos intempestuosos e apolitizados anarquistas tendem a escrevinhar pelas paredes). Lutamos então pelo direito individual ? educação!!!! wwooowww E mais!!! Pela democracia e pelas suas colunas-mestras no ensino de qualidade pago pelo estado!!! yyeeeaaahhhh. O meu conceito de democracia, corrijam-me se fujo muito às tendencias "dicionáricas", será qualquer coisa como isto: quero entrar na minha faculdade, paguei o direito de cá estar (com notas e com notas) não vai ser um colega meu a impedir-me. Pois, mas deixem-me então explorar um pouco mais esse conceito de democracia.
Ao contrário de alguns de vocês, como veio ao caso discutir isto, estou plenamente de acordo com o aumento. Os níveis de insucesso são alarmantes, tal como os níveis de qualidade das faculdades. O mau argumentador dirá: "se as faculdades são más, méne, então agente (da polícia) vamos pagar mais????????" Contraponho com o seguinte: a economia está fraca, querem q o dinheiro venha donde, aumentar o endividamento do estado? Não será melhor pagar pela qualidade? O argumentador português dirá: "Vai lá melhorar, vão mas é meter a guita ao bolso e encher as casas-de-banho dos ministros de torneiras de 150 contos!!". N?o contraponho, suspiro, a ver vamos, n?o nos resta senão isso. Mas a multidão grita: "e aqueles q não podem pagar??? e aqueles q trabalham q se desunham para subir o estatuto social, e esses hein?" Ora vamos lá a ver, alguém leu o o decreto do diário da república?? eeerrrr mas então estamos a criticar com que bandeira hasteada? A da ignorância ou a da superficialidade? Sim, existem casos de bolsas para quem, de facto, tem dificuldades. E vossa mercê não está contemplado??? E vai deixar a faculdade por causa dos aumentos????? Não pois não, então para quê tanto barulho. Certo que para alguns de nós vai ser mais dificil, mas o ensino superior é um investimento, não uma regalia. O país andará à custa de quem estuda hoje, de quem leva 15 anos a fazer um curso de 4, de quem apanha bubas todas as semanas neste magnífico espírito universitário? De quem não sabe conjugar um verbo ou escrever proPInas? A democracia na minha opinião é isto. A igualdade de direitos é isto. Os que podem pagam mais para os q não podem pagarem menos... pena é que este conceito tão marxista, nos dias de hoje, tenha q ser aplicado por um governo de idiotas de direita, a brincar à política.
O mau argumentador dirá: "quero mesmo ver essa lei a funcionar, a ver se quem realmente é pobre poderá continuar os seus estudos!" Não contraponho com nenhuma resposta, mas com outra pergunta: mas este barulho todo é por causa desses, ou por causa de cada um de nós, q se calhar vai ter uma árvore de Natal um pouco mais modesta?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?